Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Da Ericeira Com Amor

Receitas Saudáveis e outras Receitas Saborosas

Da Ericeira Com Amor

Seg | 22.10.18

Concurso SOMOS O QUE COMEMOS Sintra 2018 - Palácio de Queluz

Da Ericeira Com Amor

 

Maria João Fresco Da Ericeira Com Amor 11.jpg

Maria João Fresco Da Ericeira Com Amor 1.jpg

Maria João Fresco Da Ericeira Com Amor 3.jpg

Maria João Fresco Da Ericeira Com Amor 9.jpg

E ontem foi um dia fantástico! Tive a honra de cozinhar para um Júri de Respeito que são os senhores da foto acima.

2018 é o Ano Europeu do Património Cultural, por Sintra houve um Programa vastissimo de actividades para celebrar esta Comemoração. De Junho a Outubro aconteceram desde Workshops a Tertúlias, a Visitas Temáticas e a uma Conferência Internacional com oradores de renome, na qual tambem estive presente.

Para encerrar em grande este evento foi lançado um concurso para descobrir o vencedor de "A Minha Receita de Sintra". Eu concorri e fiquei entre os três finalistas. O meu prato foi uma bela Açorda de Mexilhões do Litoral Sintrense com Pão da Aldeia de Janas. Venceu o concorrente que cozinhou uma Carninha às Mercês com Puré de Maçâ de Fontanelas (uma delicia estas maçãs, têm de as procurar e provar), eu e a outra participante ficámos em 2º lugar, não houve 3º o que considero de muito bom senso. Todos participámos pelo gosto à cozinha, ao Património Alimentar e Cultural e à Tradição. A minha receita foi escolhida por ser uma receita tradicional cá em casa na 6ª feira Santa, que para quem não sabe, pelos concelhos de Mafra e Sintra é tradição irmos à apanha do mexilhão pelas nossas lindas praias.

Julguei que estaria muito nervosa mas isso não aconteceu, cozinhei o meu prato tranquilamente e interagi muito com o público que mostrava grande interesse pelo que estávamos a cozinhar o que foi muito gratificante. Depois de servida ao júri a minha açorda foi servida a todos os presentes e tive muitos elogios. Sempre que se cozinha com ingredientes frescos de qualidade o resultado é o melhor. Pão, Mexilhão e Azeite bio de Trás-os-Montes, o meu adorado azeite Arvólea dão sem dúvida uma bela açorda!

No final usufruímos todos de um Grande Festim no Jardim do Palácio de Queluz, onde foram servidas muitas delicias de Sintra. Travesseiros, Queijadas, Fofos de Belas, Sidra de Maçã, Vinhos de Colares e outras iguarias onde a Maçã de Fontanelas foi Rainha.

 

Aproveito este meu espaço para dar os PARABÉNS à empresa responsável por esta iniciativa Parques de Sintra-Monte da Lua e à Spira-Revitalização Patrimonial pela excelente produção do evento.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.